Neurologia

Confira tudo o que precisa saber sobre enxaqueca

Homem com as mãos na cabeça

Enxaqueca não é uma simples dor de cabeça, é um problema sério de saúde que afeta mais de um milhão de brasileiros e pode paralisar os indivíduos para as suas atividades. Ela pode durar de 4 a 72 horas, geralmente é latejante, unilateral, podendo mudar de lugar e vir acompanhada de náuseas, vômitos, intolerância a luz, ao som e ao cheiro. Esforços físicos podem piorar a crise e não é incomum que o paciente procure ambientes isolados e com pouca luz. Embora existam muitos tipos de enxaqueca, dois são os mais comuns: enxaqueca com aura e enxaqueca sem aura.

Na enxaqueca com aura, a fase de dor pode ser precedida por sintomas visuais como luzes tremulantes, manchas, moscas volantes, traçados em zigue-zague, flashes de luz ou perda de visão num ponto do campo.

Mulher tomando água na cama

Os principais fatores desencadeantes são:

  • problemas emocionais (ansiedade, depressão, irritabilidade, excitação, euforia...);
  • excesso ou privação de sono, bebidas alcoólicas (particularmente vinho tinto);
  • certos alimentos (chocolate, queijos maturados, produtos defumados);
  • presença de conservantes químicos em alimentos, como salsicha, salames e temperos;
  • jejum prolongado;
  • uso de certos medicamentos (anticoncepcionais);
  • modificações hormonais (menstruação, reposição hormonal);

Os exames de imagem, como a tomografia e ressonância magnética, são utilizados para afastar causas secundárias como tumores, por exemplo. Em relação ao tratamento, enxaqueca é como um incêndio, você tem que tratá-la o quanto antes, caso contrário ela pode piorar bastante. Mas é preciso ter cuidado, pois o abuso de analgésicos pode desencadear um rebote, ou seja, pode fazer com que a dor de cabeça volte e que os sintomas piorem.

Existem medicamentos que previnem a enxaqueca, diminuindo a frequência e a intensidade da dor. Portanto, se você tem mais que dois episódios de dor de cabeça por semana, procure um especialista.

Matérias relacionadas